INSTITUCIONAL SISTEMA CNDL>Institucional>Home



Criado em 1960 com o objetivo de congregar a maior rede representativa do varejo brasileiro, o Sistema CNDL possui cinco pilares. São eles a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as Federações das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDLs), com representatividade nas 27 Unidades Federativas, 2000 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) e Associações Comerciais, a CDL Jovem e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O Sistema trabalha no desenvolvimento de boas práticas de governança corporativa e tem entre seus princípios a eleição democrática dos representantes em todos os seus níveis.

Promover a expansão sustentável do crescimento do Sistema CNDL Fortalecer a representatividade do Sistema CNDL junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário Ampliar o associativismo

Ser a principal entidade de representação do varejo, fomentando diretrizes nas atividades econômicas, políticas e sociais do país.

Hino da Nação Lojista


BAIXAR ARQUIVO MP3

Nossos sonhos, cada emoção
Vamos juntos realizar
Construindo essa nação
Livre pra gente amar
O futuro a gente é quem faz
Amizade é a nossa raiz
Essa pátria Deus a criou
Aqui é o meu país.

Somos a nação lojista
Unida, guerreira
É o nosso orgulho
Conquista de uma profissão

As CDL's na frente
A força da gente
CNDL
É garra e ação

(bis)
Lojista é ser assim:
Agir e lutar,
Reagir, vencer,
Construir, trabalhar.

Objetivos da CNDL

A CNDL integra-se às autoridades governamentais, buscando a obtenção de meios que permitam o fortalecimento da livre iniciativa, a diminuição da burocracia, a redução da carga tributária, a defesa das reivindicações de interesse dos lojistas e, sobretudo, contribui para o crescimento e desenvolvimento de nosso país. Assim é a CNDL, a maior entidade representativa do comércio lojista.


CONFIRA

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) foi fundada em 21 de outubro de 1960 com o objetivo de representar o segmento nacionalmente. A entidade civil sem fins lucrativos que tem entre seus princípios fundamentais a representação do varejo por meio do desenvolvimento de diretrizes nas atividades econômicas, políticas e sociais. Para este fim é organizada nas esferas federal, representada pela CNDL, a estadual pelas FCDLs e a municipal pelas CDLs, integrando junto ao SPC Brasil e a CDL Jovem todo o Sistema CNDL.

Dentre as finalidades da Confederação estão o amparo e orientação dos interesses da FCDLs, do comércio lojista e demais atividades empresariais, especialmente das micro e pequenas empresas (MPEs), além de defendera a livre iniciativa no âmbito nacional e a justiça fiscal.   


CONFIRA

As 27 Federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs) são entidades de classe do setor varejista que compõem o Sistema CNDL. Sem fins lucrativos e com representação em âmbito estadual, as FCDLs são responsáveis pelo desenvolvimento sustentável das CDLs, dos municípios de cada estado.

São as Federações que defendem os interesses das entidades associadas, do comércio lojista e demais atividades empresariais junto aos poderes públicos.


CONFIRA

As Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) são entidades integrantes do Sistema CNDL, com representação em âmbito municipal e filiadas às FCDLs das suas Unidades Federativas. Essas entidades representativas do varejo defendem e representam os interesses dos associados frente ao poder público e outas entidades de classe.

Entre suas missões estão o apoio, representatividade e defesa os interesses dos associados por meio da interlocução junto ao poder público e outras entidades de classe.


CONFIRA

A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) é um órgão complementar criado em 1988 com o propósito de oferecer às CDLs um espaço para o desenvolvimento de jovens empresários lojistas com espírito de liderança empreendedorismo, para a vida profissional e para seguirem carreira nas entidades. Para fomentar esse propósito, a CDL Jovem promove fórum de discussões, integrando ideias, conceitos e experiências a partir de reuniões regulares, palestras, seminários e eventos.

Dentre os objetivos do órgão estão o desenvolver e a capacitar de líderes e gestores; integrar a classe lojista jovem; fortalecer as CDLs e o movimento lojista e promover ações de responsabilidade social, sustentabilidade e mobilização.

São órgãos instituídos e mantidos pelas Câmara dos Dirigentes Lojistas e tem como objetivo complementar as ações das Câmaras, desenvolvendo e capacitando futuros líderes e promovendo ações de responsabilidade social, sustentabilidade e mobilização.


CONFIRA

O Serviço Nacional de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) é um órgão de serviço da CNDL com autonomia administrativa e financeira. O objetivo do SPC é desenvolver atividades de processamento de banco de dados para entidades contratantes, podendo prestar também outros serviços, inclusive para terceiros.

O SPC Brasil possui conselhos Deliberativo, de Administração, Fiscal, Nacional do SPC e de Grandes Usuários e oferece um leque completo de serviços de proteção ao crédito do País. 

São diversos produtos pensados para otimizar a rentabilidade das empresas e as vendas com maior segurança. Os produtos se dividem nos segmentos: Prospecção, Análise de Crédito, Gestão da Carteira, cobrança e Recuperação e Certificação Digital



Sistema CNDL

Cadastre-se Receba Novidades
SELECIONE SEU PERFIL
Empresário Consumidor

SELECIONE A LOCALIDADE

OU

SELECIONE O ESTADO